O que é Gótico?
Olá meus queridos seres noturnos, eu me chamo Antonielle, mas prefiro Lady Dark por conta da minha visão sobre o mundo! Faço-lhes um pedido peculiar: Desconstruam a idéia distorcida que vocês têm na cabeça sobre a imagem do Gótico que a sociedade deixou em suas mentes e abram-na para o que realmente acontece dentro desse mundo!
Em primeiríssimo lugar farei um breve resumo:
Góticos não se cortam!
Góticos não arrombam túmulos!
Góticos tem sentimentos!
Góticos não são Satânicos, isso não tem nada haver com o estilo!
Góticos não só usam coturno e roupas pretas!
Góticos não bebem sangue!
NÃO existe "Alma Gótica"!
NÃO se nasce Gótico!
NÃO existe Goticismo e sim Sub-Cultura Gótica e não tem nada haver com filosofia, mas com ideologia!
Góticos não são sempre tristes!
A subcultura gótica é laica, isso quer dizer: não tem ligação com qualquer religião.
E é assim que eu começo meu blog.
Bem, ao longo da historia o termo “gótico” foi utilizado pra classificar varias manifestações artísticas, estéticas e comportamentais. Dessa maneira acho que já dá pra se ter uma noção da dimensão e da diversidade de significados que essa palavrinha trás não é mesmo? Originalmente, Gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C.. Como metáfora, o termo foi usado pela primeira vez no início da Renascença, para designar pejorativamente a tendência arquitetônica, criada pela Igreja Católica, da baixa Idade Média e, por conseqüência, toda produção artística deste período. Assim, a arquitetura foi classificada como gótica, referindo-se ao seu estilo "bárbaro", se comparado às tendências românicas da época.
No século XVIII, como reação ao Iluminismo, surge o Romantismo que idealiza uma Idade Média, que na verdade nunca existiu. Nesse período o termo Gótico passa a designar uma parcela da literatura romântica. Como a Idade Média também é conhecida como "Idade das Trevas", o termo é aplicado como sinônimo de medieval, sombrio, macabro e por vezes, sobrenatural. As expressões Gothic Novel e Gothic Literature são utilizadas para designar este subgênero romântico, que trazia enredos sobrenaturais ambientados em cenários sombrios como castelos em ruínas e cemitérios. Assim, o termo Gothicism, de origem inglesa, é associado ao conjunto de obras da literatura gótica. Posteriormente, influenciado pela Literatura Gótica, surge o ultra-romantismo, um subgênero do romantismo que tem o tédio, a morbidez e a dramaticidade como algumas características mais significativas.
Bem mas porque estou falando nisso tudo e não cheguei aos finalmente? Simplesmente é porque quero que percebam que o termo gótico não é tão atual quanto muitos pensam!
A subcultura gótica surge no final da década de 70 influenciada por varias correntes artísticas como o Expressionismo, o Decadentismo, a Cultura de Cabaré e Beatnick. Seus adeptos foram primeiramente chamados de Darks, aqui no Brasil, e curtiam bandas como Joy Division, Bauhaus, The Sisters of Mercy, The Cure, entre tantas outras. Atualmente a subcultura gótica permanece em atividade e em constantes modificações culturais baseadas não só nas musicas e no comportamento, mas também em outras expressões artísticas.
Muitos góticos têm costume de visitar cemitérios (tá ai a idéia que nós arrombamos túmulos ou que fazemos rituais de magia negra em cemitérios), mas o que não sabem é que tais visitas são apenas para nos encontrar em um lugar mais calmo e livre de preconceitos e olhares tortos por conta da aparência que gostamos e nos sentimos bem. Temos adoração pela morte e um respeito imenso pelos mortos, o que não quer dizer que somos suicidas! Góticos são seres cultos, grande parte músicos, filósofos, escritores, poetas, pintores e por ai vai... O preto que usamos é o luto pelas almas que se perderam na visão distorcida passada pelo mundo, mas o preto não é constante, o vermelho, o roxo, o branco, também são usado, acompanhados do preto .
Muitos pensam que os góticos vivem na depressão, na tristeza constante e melancolia profunda. Tudo isso é MITO. Nós também temos nossos momentos de alegria, SORRIMOS assim como choramos, namoramos, nos apaixonamos (certo que de forma mais profunda), temos sentimentos bons e ruins como qualquer ser humano comum! Apenas temos uma perspectiva poética e subjetiva sobre a própria existência; uma visão positiva sobre solidão, melancolia e tristeza; introspecção, medievalismo, entre outros.
Sintetizar em palavras um universo de questões filosóficas, espirituais e ideológicas que agem na razão humana, traz definições frágeis e incompletas de sua essência. Obscuro, Sombrio ou Gótico podem ser adjetivos de diversos contextos e conotações. Mas é, principalmente, o espelho que reflete uma PERSONALIDADE VERDADEIRA.
Beijos da Lady!
